Blog Nerd E Geek

domingo, 2 de novembro de 2014

Análise do Filme 3 Idiotas(3 idiots)

Desde já posso dizer que a análise desse filme não será nada parcial, já que considero esse filme um dos que ficarão comigo para o resto da vida e que sempre necessito rever, e digo mais se eu o conhecesse no primeiro ano que entrei no ensino superior certamente as cargas seriam menores nos anos seguintes de conclusão do curso.

Isso porque o filme trata principalmente sobre isso, sobre o que o sistema de ensino é capaz de fazer com as pessoas, de seres humanos passamos a ser máquinas que apenas procuram decorar pra tirar notas razoáveis e passar de ano, sistema esse que corta a criatividade e a inovação, já que o foco é apenas passar, isso já começa é claro na base de ensino, como já foi dito por algumas pessoas “a escola matou minha criatividade”.
Apesar do filme ser indiano, as situações do mesmo certamente se aplicam e muito ao nosso contexto, afinal quem nunca passou de ano apenas decorando? Quem nunca teve um professor que só queria saber de notas e de cobrar conceitos, que muitas vezes tinham que ser repassados para as provas linha por linha igual ao livro, porque colocar com as palavras do aluno era errado. Essas e outras diversas situações são levantadas pelo filme.

Vamos então ao plot, o filme conta a procura de dois amigos Raju e Farham, pelo seu amigo Rancho, e ao longo da estória flashbacks vão mostrando como eles o conheceram e como Rancho, os ajudou a terem uma nova visão sobre como levar a vida e encarar o futuro, dentro de seus contextos, onde praticamente eram obrigados a estudar muitas vezes, o que não queriam, ou o medo de não precisar ser o primeiro pra ser bom, dentro desse cenário alguns temas são recorrentes como o já citado sistema de ensino, a busca pelo sucesso a qualquer custo, amizades, romances, dramas familiares entre outros.
O filme abrange vários gêneros e é bem grande, quase três horas, mas o tempo passa tão rápido que a duração é o de menos, quem assiste fica querendo mais. E tem de tudo musical, drama, comédia, romance, tudo com uma fotografia e edição muito caprichada.

Recomendo muito esse filme, principalmente a quem busca a excelência antes do sucesso, já que quando se busca a excelência, o sucesso corre atrás de você. E quando tudo estiver complicado bata no peito e diga “Tá tudo bem”. Essas são algumas das mensagens passadas pelo filme e pra não ficar repetitivo só digo uma coisa, corra e assista esse filme.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário