Blog Nerd E Geek

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Análise do Filme: "Mesmo Se Nada Der Certo" (Begin Again)



Mesmo se nada der certo é o filme mais recente do diretor John Carney (Apenas uma vez), com esse nome o filme parece ser mais uma comédia romântica genérica, como muitas outras, mas certamente ao assistir esse filme alguns pré-conceitos são quebrados, já que o mesmo foge de clichês se tornando um filme acima da média.
         O filme começa com Gretta James (Keira Knightley) que é convidada a cantar em um bar e mesmo hesitando acaba aceitando, ao terminar no meio da multidão Dan Mulligan (Mark Ruffalo), assiste empolgado a apresentação, e a partir desse ponto a história será contada por flashbacks, mostrando como os dois chegaram até aquele momento.


 O personagem do Mark a priori se mostra um bêbado, que acaba perdendo o emprego de produtor musical na empresa que ele próprio criou e em meio a tudo isso ainda tem que lidar com a relação conturbada com a filha e a ex-esposa. Já Gretta se mostra uma tímida compositora que faz suas músicas para o namorado cantar, ele acaba virando uma estrela pop e os dois acabam se separando, e é nesse ponto que ela acaba nesse bar. E tanto ela quanto Dan estão em momentos ruins, e a música que ela canta acaba refletindo o que os dois estão vivendo (Isso mostra como uma música pode ter vários significados, e dependendo do momento e da situação a mesma música pode refletir diversos sentimentos).
 Dan então resolve apostar nela, e então começam juntos uma jornada para criação de um novo disco, que acaba sendo gravado de forma “amadora”, por toda a cidade, mesclando assim a música com os sons cotidianos que os cercavam.


E o que torna esse filme diferente dos demais são os desdobramentos de cada personagem, o personagem de Dan por exemplo é criado no início para que você o julgue por seus atos, achando que o mesmo não passa de um bêbado que destruiu sua família, mas as nuances do personagem na fase final nos mostra que não é bem por ai. Com relação a Gretta imaginamos que a mesma se tornará uma grande música conhecida e famosa, e que terá um final feliz com seu amado, a realidade se mostra diferente (Não que o seu final não seja feliz, mas por muitos pode ser considerado um final não tão bom, ) .
O filme vai tratar também sobre o mercado musical, e o sistema onde o lucro se tornou mais importante que o conteúdo, tornando a maioria das músicas genéricas,  e a arte se tornou secundária. Além é claro de mostrar os diferentes significados que uma música pode ter, transformando momentos banais em algo especial.




"Por isso amo música... Uma cena Banal de repente se enche de significado. Todas as banalidades , de repente, se tornam pérolas de beleza e efervescência...Graças à musica." - Begin Again (Mesmo se Nada Der Certo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário