Blog Nerd E Geek

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Análise do Filme: "o Abutre" (Nightcrawler)




O abutre vai discutir as questões éticas e morais dentro do jornalismo, através da ótica da abordagem sensacionalista de uma notícia.
Lou Bloom (Jake Gillenhaal), vive de pequenos crimes, como roubos de cercas e fios, e é em uma de suas andanças noturnas ele se depara com um acidente e fica curioso com pessoas que filmavam o que acontecia. Depois de alguns estudos online ele acaba se tornando um cameraman freelancer buscando desastres noturnos para vender às redes de TV na madrugada.


A partir desse ponto ele se torna um obsessivo em crescer dentro do que ele faz, mesmo que pra isso ele passe por cima de algumas questões legais, como mudar um corpo de lugar em um acidente, só pra se ter um ângulo de filmagem melhor, o personagem passa então a usar a sua simpatia pra manipular quem o cerca pra subir seus degraus.
A forma como o roteiro constrói o personagem principal é excelente, apresentando um contraste no mínimo curioso, pois ao mesmo tempo que o torna interessante o suficiente pra prender quem assiste (principalmente pelo leve humor dentro dos diálogos), em momento algum torcemos pra que ele se der bem.



O filme conta também com Nina Romina (Rene Russo), que é o principal apoio de Lou, comprando seus vídeos, ou dando dicas de como prosseguir dentro da carreira. E dessa relação nasce uma das principais críticas ao espetáculo que se faz em programas como o comandado por José Luiz Datena.
Algumas indagações e reflexões surgem ao terminar de assistir ao filme: O que realmente é notícia? Qual o Limite pra se chegar a uma notícia? E o filme é sagaz em levantar e mostrar essas questões, mostrando a estrutura televisiva onde a audiência é mais importante que os limites mínimos morais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário