Blog Nerd E Geek

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Análise do filme "O grande Hotel Budapeste" (The Grand Budapest Hotel)

O grande Hotel Budapeste ou The Grand Budapest Hotel, é um filme bastante estético e com uma história bem bacana, e o filme sabe mesclar bem os dois, onde ambos se tornam complementares.

Vamos então a história, a mesma se passa em épocas diferentes. Em um primeiro momento temos um escritor contando a história do já decadente hotel Budapeste, no qual o mesmo passou uma temporada, lá ele conhece o dono do hotel que relata ao escritor como se tornou o proprietário, a partir daí vamos para a história “central”, com os dois protagonistas M. Gustave que é o concierge e o Zero que é um empregado do local, os dois passam então a desenvolver uma amizade. Gustave recebe uma herança de uma senhora rica, o que revolta os familiares da mulher, e esse fato leva a toda o desenrolar da trama, e tem de tudo: Quadro roubado, sociedades secretas, mistérios, conspiração, romances, guerra.




O filme então é uma história dentro da história, dentro da história, porém em momento algum isso se torna confuso, talvez pelas escolhas estéticas, como a diferença na paleta de cores no decorrer das épocas, indo de cores quentes a cores mais amenas, mostrando tanto a passagem de tempo como o decaimento do hotel. Vale destacar também todos os planos usados mostrando bem a mão do diretor, você percebe o cuidado e a preocupação em usar dos recursos visuais disponíveis para se contar a história.
No elenco temos Ralph Fiennes (M. Gustave, o concierge), Jude Law (jovem escritor), Adrien Brody (o vilão Dmitri), Edward Norton (o militar Henckels), Bill Murray (o amigo de Gustave, M. Ivan), Tilda Swinton (Madame D), e os novatos Toni Revolori (Zero) e a Saoirse Ronan (Agatha). Todos estão muito bem e sabem exatamente o tom que seus personagens devem apresentar.




Eu não conhecia o diretor do filme Wes Anderson, mas de já vou procurar seus filmes anteriores e assistir por que esse foi um filme que realmente me chamou a atenção, principalmente por juntar todos os elementos e contar uma bela história. Os atores, o roteiro, a fotografia, o figurino, tudo foi pensado de modo a fazer a fluidez e o desenrolar da trama os melhores possíveis, um filme recomendado pra quem gosta de ver a estética aliada a trama de uma forma que te prende, e o tom de humor que o filme apresenta também é muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário