Blog Nerd E Geek

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Análise do filme "Selma Uma Luta Pela Igualdade"


Antes de começar a analisar propriamente o filme, deixo minha tristeza pela forma como a Academia tratou a obra, que concorria apenas a melhor filme e a melhor canção original (Que foi o único Oscar que ganhou), o mesmo merecia sim mais destaque em outras categorias como Melhor direção e melhor ator, mas não adianta mais reclamar, vamos falar então desse excelente filme.
O filme faz um recorte da história dos afro-descendentes nos Estados Unidos nos anos de 1965 retratando suas lutas pelos direitos civis no estado do Alabama, onde os mesmos eram impedidos de votarem. E ai entra a figura do Pastor Martin Luther King (David Oyelowo) que liderava parte do movimento de reivindicação com o uso da não violência .
A obra foca nas marchas e manifestações realizadas entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, mas não se aprofunda em mostrar toda a vida do pastor como o seu assassinato por exemplo.


Ao todo foram três marchas, a primeira conhecida como "Domingo Sangrento", onde todos os postes de iluminação do lugar foram desligados e tropas avançaram contra os manifestantes, um deles Jimmie Lee Jackson, que fugiu do local com sua mãe e escondeu-se em um café próximo, acabou sendo morto, o que acabou gerando mais comoção e revolta.
E então no dia 7 de março de 1965 cerca de 525 a 600 manifestantes marcharam para o leste de Selma, no caminho tropas começaram a pressionar os manifestantes. Muitos foram jogados ao chão e espancados com cassetetes. Outra parte das tropas dispararam gás lacrimogênio, e a cavalaria tentava dispersar a multidão.


Essa cena em questão é uma das passagens mais chocantes, a direção faz uso da fumaça mostrando as forças policiais como figuras sem rostos, e o uso do chicote também remetendo a outro fato histórico lamentável que foi (ou é) a escravidão.
A direção do filme também acerta em humanizar seus personagens, pois sempre que olhamos para uma figura pública que é nos mostrada como herói esquecemos que a mesma também é uma pessoa, com seus acertos e falhas.
Dessa forma a obra retrata isso muito bem, como a cena em que Luther King, em um de seus momentos de tristeza e dúvida, recorre a uma música pra se fortalecer, ou quando áudios seus são entregues a sua esposa, neles Luther King traia a sua esposa com outras mulheres, mostrando assim suas fraquezas.



Selma é um desses filmes que te deixam desestruturado e pensando como as pessoas podem chegar a um nível de estupidez apenas por que algumas pessoas possuem mais melanina na pele e o que é mais constrangedor é que isso aconteceu apenas há 50 anos, e o mais triste é que ainda acontece hoje e não apenas nos Estados Unidos, mas também aqui no Brasil onde teoricamente "não existe preconceito". 
No discurso do Oscar pela canção "Glory"(deixarei a canção no final da postagem), os interpretes alertam que Selma é agora, e comentaram sobre a população carceraria negra dos EUA que é a maior do mundo, nós estamos em quarto sei que para alguns isso é motivo de alegria ver gente sendo presa, mas isso é alarmante e precisamos acordar e perceber o quanto isso é nocivo a todos e que juntos devemos lutar por melhorias e não tentar mascarar o que é obvio.
Fica ai então uma dica de filme que precisa ser visto, um filme relevante, que te faz pensar e te mostra outras óticas além daquelas que você estar acostumado.


     


"Quem matou Jimmie lee Jackson?
Sabemos que um policial sob as ordens De George Wallace, foi quem puxou o gatilho. Mas quantos dedos mais estavam no gatilho?
Quem matou Jimmie lee Jackson?
Todo o homem da lei branco que abusa da mesma para aterrorizar. Todo o político branco que se alimenta de ódio e preconceito.
Todo o pastor branco que prega a bíblia e se cala diante de toda a congregação
Quem matou Jimmie lee Jackson?
Todo homem e mulher negros que não se juntam à luta enquanto seus irmãos são humilhados, espancados e chicoteados." - Martin Luther King em trecho do filme Selma
Jimmie Lee Jackson foi um ativista dos direitos civis em Marion, Alabama , e um diácono na igreja Batista. Em 18 de fevereiro de 1965, ele foi espancado por soldados e baleado por Alabama State Trooper James Bonard Fowler enquanto participava de uma marcha pacífica dos direitos de voto em sua cidade. Jackson estava desarmado; ele morreu alguns dias depois no hospital.
Sua morte inspirou a Selma a Montgomery marcha março 1965, um grande evento no movimento dos direitos civis americano que ajudou a ganhar a aprovação pelo Congresso da Lei dos Direitos de Voto, de 1965 . Isso abriu as portas para milhões de afro-americanos poderem votar novamente em Alabama e em todo o Sul, recuperando a participação como cidadãos no sistema político, pela primeira vez desde a virada do século 20, quando foram destituídos por constituições estaduais e práticas discriminatórias.
Em 2007, o ex-soldado Fowler foi indiciado na morte de Jackson, e em 2010 ele se declarou culpado de homicídio culposo. Ele foi condenado a seis meses de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário