Blog Nerd E Geek

terça-feira, 21 de julho de 2015

Mr. Robot Primeiras Impressões


Então eu assisti o piloto da série Mr. Robot. Já fazia um tempo que eu procrastinava entre um site e outro e via algo sobre a série e meio que ignorava, talvez pelo titulo, mas acabou que fui ler a sinopse e como sou formado na área de TI me interessei pela premissa, e são poucas séries que envolvem essa área que são realmente interessantes de parar para assistir (Já fica a dica de Silicon Valley) e de cara já posso dizer que a série é muito boa.
O enredo gira em torno de Elliot, um herói geek atormentado e possivelmente esquizofrênico que acaba tendo que usar suas habilidades como hacker para tentar fazer alguma diferença no mundo desde denunciar uma rede de pornografia infantil, ou afastar um homem que enganava sua terapeuta.
E para chegar em seus objetivos faz uso em alguns casos da chamada engenharia social que é um método de ataque, onde se faz uso da persuasão, usando da ingenuidade para obter informações que podem ser utilizados para acessos não autorizados.


Tudo começa a sair dos eixos quando Elliot conhece um homem que lidera um grupo chamado fsociety (uma mistura entre WikiLeaks, 4chan e Anonymous) e além de ter que conviver com seus transtorno agora tem que lidar com esse grupo e com os limites do que é ético ou não dentro da proposta do mesmo. E pra ficar mais claro o único objetivo do grupo é derrubar completamente completamente o sistema da sociedade como um todo.
É muito legal uma série que reúne vários elementos do mundo da T.I, principalmente pra quem é da área, mas certamente a série acerta em cheio ao reunir assuntos pontuais e colocar o dedo na ferida fazendo uso de um roteiro bem estruturado e atores bons, é claro que estou abordando apenas o episódio piloto e minha torcida é que a série se mantenha nesse mesmo nível tratando de assuntos ainda mais contundentes e com a critica ao uso da tecnologia, a manipulação das grandes empresas e a desigualdade como um todo. Fica então um pequeno trecho de um dialogo que mostra exatamente o que a série propõe abordar...Ah e quando a temporada acabar eu volto pra comentar e dar um parecer geral.

"-Por que a sociedade te decepciona tanto?
- Não sei, será porque todos achamos que o Steve Jobs era um grande homem, mesmo sabendo que ganhou bilhões explorando crianças? Ou talvez porque nossos heróis são uma farsa. O mundo inteiro é só um boato. Assediando uns aos outros, com comentários imbecis disfarçados de opiniões , e as mídias sociais que fingem promover intimidade. Ou será porque votamos nisso?Não através de eleições fraudadas , mas com nossas coisas, propriedades, nosso dinheiro. Isso não é novidade. Sabemos porque fazemos isso. Não porque "Jogos vorazes" nos fazem felizes, mas porque queremos ficar sedados. Porque é doloroso não fingir, porque somos covardes. Foda-se a sociedade""


Nenhum comentário:

Postar um comentário