Blog Nerd E Geek

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Revisitando os Clássicos: Tempos Modernos de Charles Chaplin


Há algum tempo eu descobri uma lista feita por uma revista que nem se encontra mais em circulação chamada Bravo e que fez uma lista com os 100 filmes essenciais (Você pode conferir a lista clicando aqui) e resolvi me desafiar a assistir todos os filmes da lista você pode entender um pouco mais sobre o desafio clicando aqui (vídeo onde falo sobre um dos filmes da lista)... Enfim  agora resolvi criar uma coluna sobre os clássicos que eu for riscando da lista e vim aqui falar sobre o filme (ainda pretendo fazer vídeos sobre outros filmes da lista então assina lá o canal também).



Feito algumas considerações vamos agora ao que interessa, Tempos modernos de cara já mostra sobre o que o filme vai tratar "Tempos modernos: Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca de felicidade" seguido disso é mostrado um bando de ovelha contraponto com pessoas caminhando no mesmo movimento de pressa seguindo juntas para o trabalho. Fica ai já a primeira de muitas críticas que o filme vai fazer a toda  questão da relação trabalhista onde as pessoas se tornam apenas um número, seja por sua identificação ou mesmo por sua produção onde apenas o número maior é levado em consideração.

"Ei Você volte ao trabalho!"

O filme vai retratar a vida urbana dos EUA nos anos 30 no pós crise de 1929 quando a depressão atingiu a sociedade e muitos perderam seus empregos e passaram fome, o personagem central do filme é Carlitos que  em meio a uma crise de loucura pelo excesso e repetição do trabalho acaba sendo preso se tornar líder grevista e em meio a tudo isso acaba se apaixonando por uma jovem que ficou órfão (Paulette Goddard) e sem irmãos, os dois passam então a procurar a felicidade juntos sejam se divertindo à noite em um shopping onde ficam escondidos, ou em um casebre ao pedaços. 
A obra faz duas criticas contundentes não apenas ao contexto da época, mas que certamente se aplicam ao nosso. O primeiro é a vida na sociedade industrial (no nosso contexto seria o mercado de trabalho) como principal característica pelo sistema de linha de montagem (em nosso contexto a produção, o número, a quantidade) uma critica principalmente ao capitalismo onde as pessoas são engolidas pelo poder do capital e perseguidas por ter ideias contrárias. A segunda critica seria a desigualdade na vida dos ricos e dos pobres onde os pobres trabalham muito para bancar o conforto e diversão dos mais ricos.

Essa segunda critica é perceptível pelas cenas onde Carlitos e a menina órfão na loja de departamento, a conversa no jardim de uma casa ou mesmo quando ambos imaginam como seria uma vida feliz, em uma casa grande com uvas por todo lado e uma vaca para dar leita na hora que precisam.  
O filme foi estrelado e dirigido por Charles Chaplin sendo o seu último filme mudo e Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.
Fica ai então a dica de um filme que além de divertir, principalmente pelo humor muito corporal do Chaplin, uma marca é claro dos filmes de humor mudos que possuem menos diálogos tendo que fluir a história e as piadas através da própria narrativa sem ter tudo explicadinho como alguns filmes hoje em dia infelizmente fazem, trás também um background histórico a respeito de como a sociedade tem funcionado e levanta questões que certamente nos farão refletir sobre o assunto.


“Homens, não sois máquinas; homem é o que sois.” Charles Chaplin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário