Blog Nerd E Geek

sábado, 7 de novembro de 2015

Divertida Mente (Inside Out) E Como Nossas Emoções se Equilibram.



Primeiro é importante destacar o quão bom e ver a Pixar voltando a ser a Pixar, com seus filmes marcantes e com histórias emocionantes e com o humor característico do estúdio.
Os personagens principais do filme são a Alegria, a Tristeza, a Nojinho, A raiva e o Medo todos eles dentro da cabeça da adolescente Ridley. E só essa sacada dos criadores já é bem legal, então cabe a cada um deles formarem o dia a dia de Ridley guiando as atitudes da garota. A alegria funciona como uma espécie de líder, já que a mesma a todo custo quer ver a garota feliz.

A representação da mente e como ela funciona é incrível. Temos uma especie de painel de controle onde os quatros enviam o que eles querem que a garota sinta, claro que todos querem que a mesma tenha seus momentos felizes. E há também as memórias recebidas, as amarela representam felicidade, As azuis tristezas, as verdes os nojos, as rojas os medos e as vermelhas os momentos de raiva. E entre essas memorias são geradas as memórias bases que são armazenadas e que ficaram guardadas para sempre na vida da garota, e que claro sempre precisam ser amarelas.



O problema começa quando a Tristeza que sempre é vista como algo ruim acaba gerando uma memória base azul e no desespero de impedir que aquela memória fique para sempre com a garota, as duas a Alegria e a Tristeza acabam sendo jogadas para bem longe da sala de controle, tendo como missão voltar à sala de controle com as memórias bases e impedir que a mente da adolescente se torne um caos, já que esse acontecimento desencadeia uma serie de outros fatos, como a destruição das ilhas da personalidade.

O roteiro do filme carrega uma originalidade e criatividade impressionante com tantas ideias interessantes desenvolvidas, como o amigo imaginário, o abstrato como atalho para o trem do pensamento, o universo dos sonhos, as músicas que não saem da cabeça, a morte do amigo imaginário representando uma passagem para o amadurecimento. E todos esses elementos provavelmente não tenham sido capitados por completo pelo publico alvo do filme que é o infantil, mas que certamente ficaram presso a história do filme por seus outros elementos, como as cores, os designers dos personagens, as aventuras, além é claro dos momentos divertidos que o filme trás.


O público adulto por outro lado, deve ter tido uma compreensão maior de todas as nuances levantadas que vale destacar como a nossa incapacidade de lidarmos com os momentos tristes da vida e de não entendermos como a dor e a derrota são fundamentais para nossa formação como pessoa, e entendermos então como receber cada momento equilibrando cada um. E no final então percebemos que a tristeza é fundamental tanto para o amadurecimento, como para notarmos os outros momentos vividos, inclusive os felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário